Eu não percebo muito de comida italiana, não me considero grande cozinheira, mas ainda assim sinto que os chefes de grande parte dos restaurantes italianos que já experimentei devem ter aprendido a cozinhar em restaurantes de vão de escada. Quando vejo risottos e carbonaras com natas apetece-me espetar-lhes o maior facalhão logo abaixo das costelas.
Esta semana apetecia-me mesmo uma pasta com frango e limão. Depois de uma pesquisa infrutífera pela net decidi Inventar e o resultado foi muito positivo!
Ingredientes (2 pessoas):
– fettuccine
– 450g tiras finas de frango
– 1 limão grande
– azeite
– 150ml leite
– uma lata de tomate pelado
– 2 colheres sopa de farinha
– pimenta preta a gosto
– sal a gosto
– algumas folhas de hortelã
– salsa picada grosseiramente
Preparação:
Coloca o frango a marinar num recipiente com sumo de meio limão e sal grosso.
Começa por preparar o molho: num liquidificador junta um fio de azeite com o leite, o tomate, sumo e raspa de meio limão, a hortelã, a farinha e pimenta preta. Mistura tudo até obteres um molho de consistência espessa e leva ao lume numa panelinha a aquecer.
Pré-aquece o forno a 180ºC. Sim, podes ligar já porque o resto da receita faz-se num piscar de olhos.
Salteia as tiras de frango apenas em azeite e espera o tempo suficiente até que a carne fique tostadinha de ambos os lados.
Enquanto isso a pasta vai a cozer em água, azeite e sal. Quando estiver al dente, escorre e coloca num tabuleiro de forno. Sobre a massa espalha o frango uniformemente e cobre com o molho já bem quente. Polvilha com queijo parmesão ralado na hora. Usei queijo S. Jorge porque não tinha parmesão. Substitui na perfeição, honestamente.
Leva ao forno a gratinar e já está! Falta apenas decorar com umas folhas de salsa picada. Hora de te deliciares…
Buon Appetito!
Boas garfadas,
Eva