Tarte de chocolate e framboesas

Há muito tempo que não descobria uma receita que me fizesse salivar a ponto de querer experimentá-la no próprio dia. Descobri esta receita por acaso enquanto no cabeleireiro folheava uma dessas revistas cor de rosa espanholas cheias de mulheres com botox e casamentos chiquérrimos. Bendita a hora em que peguei meio contrariada naquela revista. Nas últimas páginas lá estava ela, deslumbrante e glamourosa.. aquela tarte de chocolate e framboesas. Tirei uma foto com o telemóvel e na primeira oportunidade experimentei fazer.

Ingredientes:

Para a massa quebrada (podem sempre comprar no supermercado mas se tiverem um robot de cozinha é tão fácil mas tão fácil que parece mentira)

– 300g farinha

-130g de manteiga

-70g de água

– ½ colher de chá de sal

– ½ colher de chá de açúcar

– 1 colher de sobremesa de cacau em pó

 

Para o recheio:

– 300g de framboesas

– 200g de chocolate negro (comprei de culinária 52% de cacau)

– 20cl de natas líquidas

– 4 ovos

– 50g de açúcar em pó

 

Para decorar:

– framboesas e cacau em pó

 

Preparação:

Ligar o forno a 180ºC.

Para preparar a massa quebrada basta colocar tudo no copo da bimby e bater 30seg, velocidade 6. Estende-a e forra uma forma de tarte. Eu preferi usar uma forma redonda de bolo com a intenção de a deixar mais alta e super cremosa. Resultou. Coloquei papel vegetal a forrar a forma e a massa quebrada por cima.

Pica a massa para que não cresça exageradamente. Reserva.

Derrete o chocolate em banho Maria e entretanto, num recipiente à parte, mistura os ovos com o açúcar em pó e as natas. Quando o chocolate estiver totalmente derretido deixa arrefecer um pouquinho e junta-o na mistura que preparaste (ovos, açúcar e natas).

A receita original recomendava colocar sobre a massa quebrada as framboesas inteiras e cobrir com preparado de chocolate. Eu optei por fazer uma calda com as framboesas ligeiramente cozinhadas em ginja de Óbidos. O único problema é que ao colocar o preparado por cima da calda de framboesas não ficaram duas camadas separadas mas acabaram por se misturar numa mistela com um aspecto previsivelmente delicioso.

Coloca no forno durante 25min. Retira e deixa arrefecer antes de desenformar uma vez que o recheio sai do forno ainda bastante líquido.

Decora com framboesas e cacau em pó.

tarte-choc-e-frambtarte-choc-e-framb

Boas garfadas,

Eva