Esta semana vi o Jamie Oliver cozinhar uma shepherd’s pie que sinceramente me fez salivar em frente à televisão. A receita não é apropriada para pessoas que têm horários das 9 às 20h mas felizmente existem Domingos. Eu desejo tudo de bom para quem inventou os Domingos. É o dia perfeito para experiências na cozinha. E eu falo de experiências porque, convenhamos, eu sou aquela pessoa incapaz de seguir uma receita de início a fim sem inventar pelo menos 7 pequenas alterações que a vão tornar ainda melhor. A shepherd’s pie é feita com carne de carneiro. Obviamente que o Aldi num domingo de manhã não tem Carneiro. Nem é preciso.
Vou explicar-vos o que fiz:
Ingredientes:
- 1kg de carne de vaca picada
- 2 chalotas
- 3 dentes de alho
- azeite qb
- 2 tomates maduros
- 1 embalagem de polpa de tomate
- 3 ramos de alecrim
- 2 ramos de tomilho (ou tomilho limão)
- 4 cenouras
- pasta de molho picante (tabasco também serve)
- 1 caldo de carne
- 1 colher sopa de farinha
- pimenta preta e sal
- 5 batatas doces grandes
- leite qb (a olho)
- queijo da ilha (ou parmesão) ralado a gosto
- 600g de ervilhas congeladas
Coloca numa panela grande um fio de azeite, as chalotas e os dentes de alho picados e deixa alourar em lume médio. Num tacho pequeno prepara o caldo de carne: meio litro de água a ferver e mergulha o caldo (obviamente que não me dei ao trabalho de preparar um verdadeiro caldo de carne, certo?). Quando o refogado estiver pronto acrescenta a carne e envolve bem. Espera que a carne cozinhe ligeiramente (3 – 4 minutos) apenas para a selar mexendo de vez em quando, até notares uma alteração na cor para um tom acastanhado. Junta a polpa de tomate, os tomates picados grosseiramente, as cenouras, o molho picante, o alecrim picado, o tomilho, a farinha e por fim o caldo de carne até quase cobrir tudo o que foi colocado anteriormente. Tempera com pimenta preta e sal (pouco porque o caldo já é bastante salgado).
Deixa levantar fervura e reduz para lume brando. A carne deverá cozinhar cerca de 1h e meia.
Num tabuleiro de forno coloca a batata doce cortada em cubos. Rega com azeite, pimenta preta e sal e leva ao forno a 180ºC. Deixa que cozinhe até ficar tenra, de modo que seja possível desfazer com um garfo. Retira do forno, desfaz com um garfo e mistura leite aos poucos até obteres uma consistência de puré. Junta-lhe uma porção ao teu gosto de queijo parmesão (ou da ilha) e mistura bem.
Quando a carne estiver pronta, com um molho espesso e bem cheiroso coloca-a no fundo de uma assadeira ou um pirex. Sobre a carne espalha as ervilhas congeladas para que o puré não se afogue no molho da carne. Sobre as ervilhas espalha o puré de batata doce assada. Não te preocupes se o aspecto não é o mais incrível do mundo. Vai ficar óptimo, garanto-te.
Leva ao forno a 180ºC durante 20-30 minutos. É necessário que o tempo de forno seja suficiente para cozinhar ligeiramente as ervilhas.
Quando passarem 15 minutos retira o empadão do forno, pincela o puré com azeite e espalha um raminho de alecrim bem picadinho por cima. Volta a colocar no forno até alourar.
Boas garfadas,
Eva