A Índia foi talvez o melhor destino de sempre pela diversidade de cores e cheiros, pela confusão de pessoas e animais, pela cultura, pela comida (claro!) e pela absoluta e incrível beleza do Taj Mahal. No fundo de ruelas estreitas cheias de lixo e gatos (não vi bem, podiam ser ratazanas..) conseguimos encontrar alguns restaurantes sugeridos pelo guia onde comemos óptimos biryanis, kormas e tikka masalas. Abundam os pratos vegetarianos muito característicos dos hindus e todos comem com as mãos naturalmente e com enorme facilidade. Pedimos paneer, “aquele pão maravilhoso com queijo e ervas que comíamos no Punjab Palace, lá em Tavira, lembras-te Mi?” mas o guia fez cara estranha… “Paneer? How? Just paneer? That’s a cheese…”. Lá nos explicamos melhor e voilá: paneer naan “isso, isso!”. Os pratos são todos maravilhosos, sempre “mild spicy, please”! As misturas de sabores desde o gengibre, ao cardamomo, o leite de coco, o caril, o açafrão. Hmm… Eu devo ter sido Indiana noutra vida. Uma dica, empanturrem-se durante a refeição porque de sobremesas não reza a história da Índia. Pedimos uma vez, acabamos por remexer o suficiente para parecer que comemos alguma coisa e voltou para a cozinha. Não me perguntem o que era porque não faço mesmo ideia do que comi. Era fraco, e isso basta! À saída estenderam um pratinho com uma divisória a meio, metade com pequeninas folhas verdes, a outra metade com grandes grãos brancos. Olhei para o prato, olhei para o senhor moreno e barbudo. Sorriu-me e disse qualquer coisa que não percebi. Não sei o que me está a oferecer nem se o quero provar. O guia deu indicação de que provássemos, “for fresh mouth!”. Pareceu-me que era sal grosso e umas ervas que não consegui identificar. Péssimo.
Namaste. Boas garfadas.
Eva
Tenho que concordar: para pessoal que faz comida tão boa descuram um bocado nas sobremesas… Se calhar o "Lord Rambutan" (acho q estou a confundir com um fruto…) era mais de salgados. Ainda assim, o seu a seu dono, esqueceste-te do fantástico lassi que não sendo uma sobremesa quase parece, pelo menos em minha casa passava bem por mousse de manga estendidinho numa taça. Bjocas com caril
Cheguei a provar um lassi mas era muito azedo e acabei por não repetir. Temos que experimentar fazer em casa a versão docinho!!
Eva