Para quem não é do norte, Andor Bioleta é uma típica expressão tripeira que significa “desampara-me a loja“, mas desenganem-se os leitores se pensam que nos queriam despachar do restaurante, pelo contrário, o atendimento foi em tudo simpático e acolhedor!
O restaurante fica no nº 89 da praça Carlos Alberto no Porto, tem um aspecto leve ao som de Diana Krall. As mesas demasiado pequenas e a brancura do espaço deixam-me um pouco a sensação de desconforto mas a parca iluminação da noite confere ao local um ar sofisticado.
Seguiram-se os pratos, ambos para partilhar: risotto de cogumelos, tomate confitado e parmesão e o fondant de alheira, enrolado em finas tiras de bacon, acompanhado por grelos salteados e batata palha e coroado com uma delicada gema de ovo. Ficámos a contemplar o fondant de alheira com pena de destruir a beleza arquitectónica do prato mas como nunca fui grande apreciadora de arte e a fome fala mais alto lá decidimos estraçalhar o ovo e o resto.
Para sobremesa a Nini pediu uma sugestão à menina que nos serviu, “é que aqui a minha amiga tem um blog sobre restaurantes e queríamos acabar em beleza com uma sugestão que nos surpreenda…“. Sugeriu veemente o fondant de chocolate, “é mesmo diferente dos outros fondants, na minha opinião melhor do que a mousse“. Depois de perguntar insistentemente se seria mesmo melhor do que a mousse, que já tinha provado anteriormente, a Nini acabou por pedir carinhosamente e com olhar de gatinho arrependido que nos trouxessem, para além do fondant de chocolate, uma colher de mousse, só para eu provar. Tiveram a enorme amabilidade de trazer não uma colher mas uma pequena taça, talvez por ter sido demasiado explicita a ânsia da Nini para voltar a provar a mousse.
O fondant vinha acompanhado por frutos vermelhos e uma bola de gelado. Bom, embora ligeiramente cozinhado demais, em tudo semelhante a outros que já comemos. Mas a mousse… OMG! A mousse é indiscritível, o sabor do chocolate é absolutamente incrível e a sua textura delicada a desfazer-se na boca aliada à cobertura de amêndoa laminada torna a combinação absolutamente divinal.
No final a conta: 48€ (com vinho)
Se recomendo? Sem dúvida!
Boas garfadas,
Eva
https://www.facebook.com/AndorVioleta