Para a massa:
300 g de farinha
100 g de açúcar
1 pitada de sal
1 limão (sumo e raspa)
200 g de margarina
Para o recheio:
180 g + 120 g de açúcar
30 g de Maizena
1 dl de sumo de limão
2 dl de água
50 g de margarina
3 ovos
Preparação
Num robô de cozinha, mistura a farinha, o açúcar, uma pitada de sal e a raspa da casca do limão. Adiciona a margarina bem fria, cortada em pedaços pequenos e acciona o robô na função intermitente até a mistura ficar com o aspecto de areia. Junta o sumo do limão e põe o robô a trabalhar apenas o tempo necessário para agregar todos os ingredientes. Muda a massa para a bancada de cozinha e molde em bola.
Polvilha a bancada de cozinha com açúcar e estende a massa com a ajuda do rolo. Forra uma forma de tarte e deixa repousar no frigorífico entre 15 a 20 minutos.
Entretanto, liga o forno, regula-o para os 200 °C e prepara o recheio.
Mistura 180 g de açúcar com a Maizena num tacho, junta o sumo de limão e a água e mexe com uma vara de arames até diluir completamente. Leva a mistura a lume brando e deixa engrossar mexendo sempre com uma vara de arames. Junta a margarina e mexe até derreter.
Entretanto, parte os ovos, separando as gemas das claras. Desfaz as gemas com uma vara de arames.
Retira o creme do lume e adiciona-o a pouco e pouco às gemas mexendo sempre. Deixa arrefecer um pouco. Cobre a massa com folha de alumínio, por cima espalha um punhado de feijões secos, ou coloca outra forma de tarte vazia, e leva ao forno durante cerca de 15 minutos.
Bate as claras com a batedeira até fazerem espuma, adiciona os restantes 120 g de açúcar e continua a bater até obter um merengue bem espesso.
Retira os feijões e a folha de alumínio e espalha o creme de limão sobre a caixa de massa. Por cima espalha o merengue e leva ao forno por mais 10 minutos.
Salpica a superfície merengada com raspas da casca de limão.
Boas garfadas.
Eva
Tem muito bom aspecto a tarte, aguardo que um dia leve para provar mos :)sabe que as suas meninas mesmo de dieta nunca dizem que não a provar novas receitas. Elsa 🙂
Está combinadíssimo!
Eva
Ora cá está uma sobremesa de que gosto bastante, pena ser um inapto nas lides. Apesar de não saber fazer nada na cozinha tal incapacidade não implica não gostar do que de lá pode sair. 🙂
Dê uma vista de olhos ao Coursera, vai começar um curso de gastronomia, recomendo:
https://www.coursera.org/course/scigast
Agradeço a dica. 🙂 Também sou melhor a comer do que a cozinhar, confesso!
Eva
parece deliciosa….vaou fazer!!!
É mt boa Ni!
Beijinhos,
Eva