Creme de Cenoura

Com a chegada do frio e a chuva a bater na janela já começa a apetecer alguma coisa quentinha e reconfortante e de preferência que dê pouco trabalho a cozinhar. Lembrei-me de fazer um creme de cenoura mas depois de algum tempo de pesquisa na internet apercebi-me que não encontrava nenhuma receita que não levasse batata, alho francês, courgete, … mas eu quero um creme de cenoura. Só cenoura. Será assim tão difícil? Mais uma vez pensei para mim “inventa Eva, não costuma correr mal…”

Ingredientes:
– 1 chalota
– 2 dentes de alho
– azeite qb
– 8 a 10 cenouras
– água
– sal
– pimenta
– outros condimentos a gosto (usei harissa e ras el hanoute)
– salsa
– sementes (usei chia e linhaça)

Confecção (Bimby, mas fácil de adaptar para cozinha tradicional):
Corta a chalota aos bocados e coloca-a na Bimby junto com os dentes de alho e uma porção generosa de azeite. Tritura tudo até ficar uma pasta (1min, vel. 6), abre a tampa, empurra tudo para o fundo e marca na Bimby 4min, 90º, vel. colher. Enquanto o refogado cozinha e as chalotas perdem a acidez (embora já tenham pouca, por isso é que prefiro chalotas em vez de cebolas) descasca e parte as cenouras em porções pequenas para que cozam mais depressa. Quando terminar o tempo do refogado, coloca as cenouras na Bimby juntamente com uma quantidade de água apenas suficiente para as cobrir. Tempera com sal e pimenta preta e algo mais que tenhas à mão para um gosto especial. Eu usei uma colher de café de harissa e outra de ras el hanoute. A harissa e o ras el hanoute são misturas de especiarias magrebinas que a minha querida irmã me trouxe de Marrocos e que conferem um sabor quente e confortável aos pratos. Contêm paprica, cominhos, gengibre, açafrão, canela, pimentas, cravinho e outros. São muito usadas em tagines e cous-cous mas que mal podem fazer numa sopa de cenoura? Já estão a imaginar a explosão de sabores…
Deixa cozinhar as cenouras durante 20minutos, 100º, vel. colher. Quando terminar o tempo coloca um pano sobre a Bimby e desfaz tudo em puré velocidade 7, 8 e até à vel. 9 durante 2 minutos para que fique bem desfeito e cremoso. Acrescenta água aos poucos até conseguires a consistência de creme desejada e coloca um fio discreto de azeite por cima.
Deixa repousar durante uns minutos e enquanto isso parte grosseiramente um raminho de salsa. Depois de servir nos pratos ou malgas coloca a salsa por cima e ainda umas sementes ao teu gosto para um sabor ainda mais Outonal (usei de chia e linhaça).

Finalmente senta-te em frente à lareira e disfruta.

Eva