Empadão de Arroz

Desde miúda que adoro todos os pratos com carne picada. Há dois pratos que me me recordam particularmente a minha infância, o Talharim gratinado com cogumelos e o Empadão de arroz. Quando a minha mãe os fazia para mim era dia de festa. Engraçado como é tão fácil agradar a uma criança…

Apesar de ser uma versão alterada do original, porque a minha querida irmã nunca gostou de batata cozida e puré, na minha opinião é ainda melhor que o empadão tradicional. Eu fui sempre muito arrozeira.

Ingredientes (para 4 pessoas)
– 1 cebola média
– 2 dentes de alho
– azeite qb
– sal qb
– uma embalagem média de polpa de tomate
– 3 tomates (picados e sem casca, podes usar uma embalagem de tomate pelado como alternativa)
– 1 ramo de alecrim (partido finamente)
– 1 pitada de açúcar
– 1 cerveja 33cl
– molho tabasco a gosto (ou outro molho picante, recomendo uma porção generosa)
– 1 colher de sobremesa de mostarda dijon
– 500g carne picada
– Arroz (para 6 pessoas)
– 1 pão
– um ramo de mangericão
– queijo parmesão a gosto (usei queijo da ilha)
Preparação
Num tacho coloca um fundo de azeite, a cebola picada e os alhos esmagados e deixa cozinhar um pouco até a cebola ficar amolecida. Junta o tomate, a polpa de tomate, o alecrim, a mostarda, o açúcar, a cerveja, e o molho picante. Tempera com sal e pimenta preta. Podes juntar um pouco de água se conseguires prever que o molho não é suficiente para envolver toda a carne picada. Deixa cozinhar em lume médio até que evapore algum do álcool da cerveja e comecem a libertar-se os aromas do tomate e do alecrim.
Junta a carne e deixa cozinhar durante aproximadamente 25 minutos, mexendo de vez em quando para não colar no fundo.
Prepara arroz branco num tacho à parte, numa quantidade suficiente para 6 pessoas para que possas mais tarde preparar as camadas do empadão.
Liga o forno a 180ºC quando o arroz estiver quase pronto.
Prepara finalmente o pão ralado. Podes comprar ou fazer em casa. Eu costumo preparar na Bimby: 1 pão partido em pedaços e uma mão cheia de folhas de mangericão, 30 segundos, velocidade 8. Já está. Um pão ralado aromatizado e super cheiroso.
Quando finalmente está tudo cozinhado coloca num tabuleiro de forno uma camada fina de arroz, a carne picada por cima e uma segunda camada de arroz a cobrir toda a carne. Cobre com o pão ralado e com um raspador rala uma porção generosa de queijo para gratinar.
Leva ao forno até o queijo ficar derretido e douradinho.
Bom apetite!
Boas garfadas,
Eva