Bolo (bem húmido e delicioso) de Coco

Tenho gradualmente desligado a minha atenção do facebook porque diariamente me apercebo que é uma óptima maneira de perder tempo. Mas apesar disso de vez em quando tropeço em coisas interessantes. Descobri há dias uma receita que me chamou a atenção. Um bolo de origem brasileira com um nome péssimo… Bolo toalha felpuda. Não me interpretem mal, eu adoro toalhas felpudas sobretudo depois de as lavar com uma dose considerável de amaciador com cheirinho a bebé e de as deixar secar na máquina. Mas um bolo com esse nome é no mínimo estranho. Mesmo assim, pelo aspecto incrível da foto decidi experimentar.

 

Ingredientes
(bolo):
– 4 ovos
– 1 chávena de açúcar
– 100g de manteiga
– 200ml de leite de coco
– 1,5 chávenas de farinha
– 1/2 chávena de leite
– 1 colher de sopa de fermento

 

Ingredientes (cobertura):
– 200ml de leite de coco
– 1/2 chávena de leite
– 1 lata de leite condensado (395g)
– 1/2 chávena de coco ralado
Preparação:
Separa as gemas das claras.
Liga o forno a 180ºC.
Num recipiente junta o açúcar, as gemas e a manteiga e mistura bem. Junta 200ml de leite de coco e mexe até obteres uma mistura homogénea. Adiciona a farinha e bate, bate, bate até ficar leve e fofo. Junta o leite e reserva.
Numa tigela à parte bate as claras em neve e adiciona-as delicadamente à mistura inicial. Finalmente acrescenta o fermento e mistura muito bem.
Coloca numa forma untada de manteiga e farinha e leva ao forno durante 30 minutos.

 

Enquanto o bolo está no forno prepara a cobertura: mistura o leite de coco, o leite condensado e o leite até obteres uma mistura homogénea.
Quando o bolo estiver pronto retira do forno, desenforma enquanto ainda estiver quente para um prato lindo e fura toda a superfície do bolo com um garfo. Verte a mistura sobre o bolo e continua a perfurar para facilitar a entrada do líquido. Cobre com coco ralado e… Bom apetite!

 

bolo1bolo2

 

Prova quente ou frio. Eu provei ambos e não consigo decidir de que forma gostei mais.

 

Boas garfadas,

Eva