Farófias

Desde que, há uns anos, comi aquelas farófias na Tasca da Esquina que nunca mais me saiu da ideia experimentar fazer em casa. A consistência que faz lembrar uma nuvem a desfazer-se na boca e o sabor doce do creme de ovos é uma combinação perfeita.
Descobri uma receita no primeiro masterchef Portugal que se revelou simples e deliciosa. Parece-me que foi das únicas coisinhas que se aproveitou daquele programa… Decidi reproduzi-la com ligeiras alterações.


Ingredientes: (4 pessoas)

Farófias
– 2 ovos
– uma pitada de sal fino
– 20g + 50g de açúcar
– 2dl leite
– casca de limão
– 1 colher sopa de farinha

Frutos vermelhos:
– 100g frutos vermelhos
– 1 colher de sopa de sumo de limão
– 30g de açúcar

Separa as claras das gemas. Bate as claras em castelo com uma pitada de sal. Antes de estarem bem firmes adiciona 20g de açúcar e continua a bater até ficarem com consistência de merengue.
Aquece o leite com a casca de limão a temperatura média sem ferver e de forma a evitar que se formem bolhinhas de ar. Retira a casca de limão. Molda o merengue com duas colheres de sopa (tipo bolinhos de bacalhau) e coloca no leite. Deixa cozer durante um minuto de cada lado e vai virando com cuidado. Retira e reserva.

 

Num recipiente à parte junta às 2 gemas a farinha e 50g de açúcar e mistura bem. Adiciona esta mistura ao leite onde cozeram as farófias e mexe até engrossar.

Para preparar os frutos vermelhos coloca-os num pequeno tacho com o sumo de limão e o açúcar e deixa cozinhar lentamente. Mexe com cuidado para não se desfazerem e retira logo que esteja o açúcar derretido e os frutos com aspecto brilhante e apetitoso.
Serve em taças grandes ou pratos fundos. Cobre as farófias com o creme de ovos e coloca os frutos vermelhos à parte.
Vai ser um sucesso, acredita.

 

Boa garfadas,
Eva