Gambas ao alho e puré de grão de bico e chouriço

Sempre achei uma certa graça aos ingredientes que obrigam ao
esforço de manter o garfo em perfeito equilíbrio no caminho entre o prato e a
boca de forma a evitar que esteja vazio quando chega ao destino. Ervilhas. Grão
de bico…
Há muito tempo que me apetecia experimentar fazer puré de
grão de bico. De repente apeteceu-me juntar-lhe chouriço. Fiz uma pesquisa na Internet e não encontrei nenhuma receita. Não há nada como experimentar…

 

Ingredientes: (para 2 pessoas que comam generosamente)

Gambas ao alho:
– 1Kg de gambas grandes (10/20)
– 1 pequena porção de gengibre
– 8 dentes de alho
– 1 pitada de sal
– azeite qb

 

Puré de Grão de bico e chouriço:
– 1 lata (grande) de grão de bico pré-cozido
– 1/3 de um chouriço de carne
– 2 dentes de alho
– 180ml de leite
– 30ml de azeite
– 1 colher de chá de margarina

Começa por preparar as gambas, sem dúvida a tarefa mais demorada e exigente de toda a receita. Descasca-as mantendo apenas o rabinho da casca e faz um corte longitudinal de pouca profundidade para conseguires remover a tripa.
Se ignorares este passo é provável que as gambas apresentem um sabor amargo depois de cozinhadas e que nunca em tempo algum venhas a ser considerado um masterchef. Podes aspirar a ser um sous chef com sorte…

 

Em seguida prepara o condimento para as gambas: num almofariz coloca 4 dentes de alho ralados grosseiramente num raspador juntamente com o gengibre ralado da mesma forma e uma pitada de sal grosso. Adiciona uma pequena porção de azeite e liberta a energia com o auxilio de um pilão. Atenção, tem que ser um pilão de categoria. Toda a gente sabe que faz toda a diferença…
Desfaz até obteres uma pasta homogénea e consistente.

 

Envolve as gambas na pasta e cozinha-as durante 10 minutos a vapor. Eu usei a bimby… Basta que coloques um pouco de água no copo e programes 15min, temperatura varoma. Quando atingir a temperatura desejada, a água ferve e começa a libertar-se vapor. Coloca as gambas no recipiente de cozinhar a vapor e conta 10 minutos.
Para o puré de grão de bico começa por desfazer o chouriço (1/3) juntamente com 2 dentes de alho (na bimby esta tarefa é sempre fácil: 20 segundos, velocidade 5). Junta o azeite e cozinha em lume forte durante uns minutos (bimby: temperatura 100º, 3 minutos, velocidade 1).

Junta o leite e o grão de bico, envolve tudo e deixa cozinhar durante 10 minutos (bimby: temperatura 100º, 10 minutos, velocidade 2)

 

Entretanto, enquanto cozinha o grão, coloca numa sertã um fio de azeite e 4 dentes de alho partidos em fatias finas. Deixa alourar o alho e salteia os camarões já cozidos a vapor. Deixa cozinhar 2-3 minutos de cada lado até ficarem douradinhos e apetitosos.

Para terminar, junta a margarina ao grão de bico e desfaz em puré com a varinha mágica (ou na bimby: velocidade 5 durante 30 segundos).

E está pronto a servir!

 

Boas garfadas,
Eva