Porto Wine Fest 2014

Combinadas as coisas lá rumei ao Cais de Gaia com a Joana e o Luís para mais um evento em torno do Vinho do Porto. A coisa funciona mais ao menos assim: 7,5€ com direito a copo, 5 senhas de prova de vinho, 1 senha para prova comentada, 1 senha para workshop e 1 senha para demonstração culinária.
Ainda me senti tentado a dizer que escrevia para um Blog de gastronomia (para ver se haveria algum desconto ou cracha a dizer press), mas faltou a lata…. Talvez depois de fazer as provas a coragem fosse outra….

Chegamos ao primeiro stand e olhei para o Ferreira Branco 10 anos. Não é tarde nem é cedo, é já.  “São 3 senhas” – Disse-me a promotora. “3?” – perguntei eu. “Sim, mas vale bem a pena”. Realmente vale a pena, não vou entrar em notas de prova mas este, na minha opinião, é muito interessante.
Depois avançamos para o stand Croft, e experimentamos o Granizado de Pink Croft (2 senhas). Uma boa sugestão para o Verão, embora se sinta mais o álcool do que bebendo só o Vinho.
Para fazer uma pequena pausa nas provas, assistimos à demonstração culinária do Chef Álvaro Costa, mas quando terminou lá tivemos que fazer o sacrifício de continuar a molhar a goela…
Decidimos ir para os, teoricamente, vinhos superiores, e bota lá Offley Tawny 30 anos. Aqui custou-me a dar 4 senhas de provas. Já bebi  30 anos bem melhores do que aquele. Não me surpreendeu em nada, pouca complexidade dos aromas e sabores, pobre no nariz.
Ao mesmo tempo olhamos para o Offley Rosé (2 senhas). Na minha opinião os Rosés, dentro dos Vinhos do Porto das diferentes casas, não se diferenciam muito uns dos outros, talvez tenhamos que esperar uns anos para experimentar uns Roses envelhecidos (se alguma casa ler este post, já ficou com o desafio lançado). Mas esta prova em particular teve uma particularidade diferente das outras… sentiu-se um sabor a penas no final de cada trago… aquilo a que se chama “saber a pato”!!!
Para finalizar as festividades fomos ao Borges Vintage 2007 (5 senhas). Não há muito a dizer sobre os Vintage 2007, foi uma das melhores colheitas de sempre… É só preciso ter cuidado com os copos porque aquele vidro é esquisito e deu-me a sensação que absorve o líquido que está lá dentro… só pode….
Esqueçam a ideia de poder provar 5 vinhos diferentes com as senhas que nos dão na entrada (eu não vi um único que fosse só uma senha), por isso o meu conselho é juntarem um grupinho de amigos (sem herpes de preferência) para poderem provar mais vinhos diferentes com as senhas de todos…
Aproveitem o espaço Lounge e as vistas com um copo de Porto na mão, vale bem a pena!!

http://www.portowinefest.com/pt
Cheers
João