Spaghetti com pesto fresco e pinhões

Confesso que sou viciada em comida Italiana, nunca me canso de uma boa pasta e adoro a possibilidade infinita de combinações. Podem achar estranha a comparação mas para mim as pastas são como o sushi, quanto mais simples melhor. Um peixe de categoria dá origem um sashimi divinal. Assim como uns shitake acompanhados por um bom parmesão fazem uma pasta de comer e chorar por mais.
Na cozinha italiana, uma das minhas escolhas de eleição é spaghetti (ou fettuccine ou tagliatelle) com molho pesto e pinhões. Por três motivos… primeiro: adoro pesto, segundo: adoro pinhões e terceira e mais importante: adoro comida super fácil de preparar!
Ingredientes (4 px):
– esparguete p/ 4 pessoasPara o molho pesto:

– azeite – duas chávenas de café
– manjericão – um molho de folhas (usei uma embalagem inteira de 20g)
– 1 dente de alho
– pinhões – uma mão cheia (sejam generosos mas com a consciência de que custam 75€/kg em lojas de produtos tradicionais, onde conseguem encontrar os melhores e mais baratos)
– queijo parmesão ralado – uma chávena de café (ou a gosto)
– sal qb
Enquanto coze a massa, reserva 2/3 dos pinhões e prepara o molho pesto: misturar todos os ingredientes (1/3 dos pinhões + tudo o resto) numa misturadora ou com a varinha mágica até obter um creme. Eu preparo na bimby mas as alternativas provavelmente também resultam… espero eu.
Escorre a massa e envolve-a no molho pesto. Espalha os pinhões e serve com lascas de parmesão.
Et voilà.
Sim, já está pronto!
Boas garfadas,
Eva