Essência do Vinho

É já na próxima quinta feira que arranca a 11ª edição do Essência do Vinho – Porto, a principal experiência do vinho em Portugal que durará até domingo, 2 de março no Palácio da Bolsa. Todos os anos marco presença e todos os anos me sinto tipo barata tonta, principalmente na hora de voltar para casa a conduzir…
Se querem saber a minha opinião, mesmo que não sejam amantes de vinho passem por lá porque a beleza do espaço vale a pena ser apreciada. Tudo bem que os 16€ podem parecer-vos um exagero mas acreditem que é uma bebedeira barata e de muita qualidade!!!
No ano passado dediquei-me quase em exclusivo aos vinhos do Porto. Brancos, tintos, LBVs, Tawnys, Rubis… De tudo um pouco. No final fizemos o teste de alcoolemia para decidir quem trazia o carro. Uma tarde bem passada.
Este ano recomendo ainda as “Harmonizações com estrelas Michelin” propostas no site do evento:

 

Dia 27, Vitor Matos, do restaurante Largo do Paço – Casa da Calçada, Amarante, uma estrela Michelin, eleito “Chefe de Cozinha do Ano 2013” pela revista WINE, apresenta iguarias para vinhos da Bacalhôa.
Dia 28, Benoît Shinton, do Il Gallo d’Oro, no Funchal, uma estrela Michelin e eleito “Restaurante Gastronómico do Ano 2013” pela WINE, cria pratos para harmonizarem com os champanhes Drappier. Ainda nesse dia, o chefe alentejano José Júlio Vintém inspira-se no vinho também alentejano José de Sousa para nova harmonização.
Dia 1 de março, a Super Bock apresenta o mais recente lançamento da gama Super Bock Selecção 1927, a cerveja artesanal Scotish Smoked Lager (João, boa dica para ti!). A mestre cervejeira Beatriz Carvalho dá pistas que ajudarão o chefe Miguel Laffan, do restaurante L’And, uma estrela Michelin, a confecionar tentadoras criações. Ainda nesse dia, Kiko Martins, do restaurante O Talho, em Lisboa, prepara um menu carnívoro para combinar com tintos da Bacalhôa Vinhos de Portugal.
Por fim, dia 2, o galego Xosé Torres Canas, do restaurante Pepe Vieira, uma estrela Michelin, prepara um leque de criações para maridar com brancos da Sogrape Vinhos.

 

Tripasvisor, a bem aconselhar desde 2013.

 

Cheers,

 

Eva

http://www.essenciadovinhoporto.com/