Arroz de Pato

Num domingo solarengo e frio os chefs da casa ao lado decidiram fazer um almoço especial. Arroz de pato. Como boa vizinha arregacei as mangas e fui ajudar. Aqui vai a receita:
Ingredientes (4 pessoas):
1 pato
sal
100g chouriço de carne (reservar uma parte para fatiar e decorar no final)
100g bacon (partir em 2 metades)
1 cebola
Arroz vaporizado
3 dentes de alho
1 cerveja
2 colheres de sopa de whisky
queijo parmesão
Começa por cozer o pato aos pedaços juntamente com o bacon e o chouriço em água e sal a gosto. Quando estiver cozinhado, retira todo o pato e desfia em pequenos pedaços, sem pele. Reserva a água do cozido para mais tarde preparar o arroz. O chouriço, metade do bacon e os “miúdos” do bicho devem ser retirados e picados à parte na bimby ou numa picadora. Reserva.
Com ajuda de uma colher, retira parte da gordura que ficou à superfície da água de cozer o pato e coloca num tacho grande para preparar o arroz. Adiciona a cebola e os alhos picados e deixa refogar até alourar. Adiciona aos poucos pequenas quantidades do caldo de cozer o pato para que o refogado vá escurecendo sem queimar. Acrescenta o picado de bacon, chouriço e miúdos preparado previamente e deixa cozinhar um pouco. Em seguida acrescenta uma quantidade de caldo (água de cozer o pato) correspondente a duas vezes e meia a quantidade de arroz que pretendes cozinhar (para cada chávena de arroz, 2 chávenas e meia de caldo). Deixa ferver o caldo e em seguida adiciona o arroz.
Pré-aquece o forno a 180º.
Entretanto coloca o pato desfiado num novo tacho com a outra metade do bacon partido em pequenos cubos a cozinhar juntamente com a cerveja e o whisky (cá em casa é a única utilidade que damos ao whisky). Vai mexendo enquanto cozinha.
Voltando ao arroz, convém ir mexendo com regularidade. Prova o caldo do arroz e verifica a necessidade de acrescentar mais sal. Se estiver demasiado seco acrescenta um pouco mais de caldo ou água. Quando estiver cozinhado adiciona o pato no arroz e mistura bem.
Coloca o preparado num recipiente que possa ir ao forno, cobre com o queijo e decora com as fatias de chouriço. Leva ao forno até que o queijo esteja derretido e alourado.
Está pronto e super apetitoso!
Enjoy…

 

 

 

 

Boas garfadas.
Eva