Roma

Travel is the only thing you buy that makes you richer.
Se eu pudesse passava o tempo todo a viajar… e tentaria competir com a Bertinha. Infelizmente não posso fazê-lo mas em todo o caso não me posso queixar, já dei umas voltinhas.
Há duas semanas levámos o Papá a Roma para comemorar o importante aniversário. Quarenta e vinte, como ele diz.
Roma é um dos destinos que junta um pouco de tudo o que se procura numa boa viagem incluindo boa comida.
Qualquer pessoa consegue safar-se em Itália, basta terminar as palavras com i e gesticular abundantemente, de preferência com as pontas dos dedos juntas e viradinhas para cima. Simples.
Voltámos ao local onde quatro anos antes tinhamos saboreado verdadeiras delícias da culinária Italiana. O Life fica situado na Via della Vite muito próximo da Piazza di Spagna, local onde outrora desfilavam as criações das melhores casas de alta costura do Mundo. Trata-se de um restaurante cosmopolita que oferece um menu vasto de pratos tipicamente italianos.
Se acham que os Portugueses comem muito é porque não conhecem os hábitos alimentares dos Italianos. Além do antipasto (entrada) que pode variar entre uma bruscheta, um crostini ou um carpaccio ainda enfardam um primo piatto, habitualmente uma pasta ou uma pizza e um secondo piatto, de carne ou peixe. Os mais corajosos terminam com um dolce, e vale bem a pena terminar a refeição com o típico tiramisu ou panna cotta ai frutti di bosco.
Pedimos focaccia al rosmarino, spaghetti alla carbonara, fettuccine con funghi porcini e tartufo nero, ravioli ripieni di burrata con vellutata di parmigiano e tartufo nero e um fresco Chardonnay. A noite estava fria mas a esplanada aquecida convidava a disfrutar a refeição sob o céu estrelado.

A Ana não consegue resistir ao tiramisu. Não consegue mesmo! E como é meu dever acompanhá-la em todos os momentos, bons ou maus, pedi um delicioso panna cotta com cobertura de chocolate para que o meu marido pudesse provar. Já vos falei de aversão de estimação que ele tem pelos frutos vermelhos… Se fossem azuis ele comia, nem que lhe provocassem a maior urticária da história.
Recomendo o Life para experimentarem na vossa próxima visita a Roma.
Procurámos outros restaurantes que tinhamos previamente incluído no roteiro gastronómico antes de embarcarmos com destino a Roma mas infelizmente estavam fechados e acabámos por ter que arriscar em relação a algumas escolhas. Sinceramente, nem sei porque levamos roteiro gastronómico para uma cidade destas… Em qualquer esquina há restaurantes com pizzas maravilhosas mesmo para quem, como eu, não aprecia particularmente essa opção. A massa fina e estaladiça, e o abuso literal na variedade de queijos maravilhosos é fenomenal. Adoro pecorino romano, ricotta, parmigiano, gorgonzolla e até mozzarella di bufala. Lembram-se quando vos disse que devo ter sido Indiana noutra vida? Acho que na vida seguinte posso ter tido uma costela de Italiana também…
Assim como não podiamos ir a Roma sem ver o Papa, também não podiamos ir a Roma e não provar algumas das iguarias tradicionais, em particular os tartufos do Tre Scalini e os gelados do Giolitti.
O Tre Scalini é um café que existe desde o início do século XIX na Piazza Navona, habitual local de paragem para actores e actrizes dos anos 60 no decorrer do surgimento da famosa la dolce vita lifestyle em Itália. Recomendo vivamente que experimentem a especialidade, originalmente criada em 1946. O tartufo é uma tosca bola de gelado de chocolate com pedaços crocantes do mesmo, coroada por abundante chantilly. É uma bomba calórica. Partilhámos um para os cinco. Desculpa Tomás, um para os seis.

 

Outro local de visita obrigatória é a gelataria Giolitti. Tem uma variedade de sabores que me fez querer questionar o empregado “Is this real life?”. A julgar pela quantidade de gente que se juntava “a monte” em frente ao balcão, sim porque os Italianos não sabem o significado de fila organizada, os conselhos do tripadvisor mais uma vez tinham acertado. Eu pedi gelado de chocolate (aquela escolha que corre sempre bem) e de limoncello. Molto buono!

 

Se precisarem de lanchar na zona de Barberini procurem a Grano Frutta e Farina para uma experiência deliciosa num local super agradável e acolhedor.

Recomendo ainda o Baccano para um almoço relaxado e apetitoso.

Sejam felizes.
Boas garfadas,
Eva

www.granofruttaefarina.it/
www.baccanoroma.com/