Tarte de limão merengada

Aqui está a receita. Fez sucesso!

 

Ingredientes
Para a massa:
300 g de farinha
100 g de açúcar
1 pitada de sal
1 limão (sumo e raspa)
200 g de margarina
Para o recheio:
180 g + 120 g de açúcar
30 g de Maizena
1 dl de sumo de limão
2 dl de água
50 g de margarina
3 ovos

 

Preparação

Num robô de cozinha, mistura a farinha, o açúcar, uma pitada de sal e a raspa da casca do limão. Adiciona a margarina bem fria, cortada em pedaços pequenos e acciona o robô na função intermitente até a mistura ficar com o aspecto de areia. Junta o sumo do limão e põe o robô a trabalhar apenas o tempo necessário para agregar todos os ingredientes. Muda a massa para a bancada de cozinha e molde em bola.
Polvilha a bancada de cozinha com açúcar e estende a massa com a ajuda do rolo. Forra uma forma de tarte e deixa repousar no frigorífico entre 15 a 20 minutos.
Entretanto, liga o forno, regula-o para os 200 °C e prepara o recheio.

 

Mistura 180 g de açúcar com a Maizena num tacho, junta o sumo de limão e a água e mexe com uma vara de arames até diluir completamente. Leva a mistura a lume brando e deixa engrossar mexendo sempre com uma vara de arames. Junta a margarina e mexe até derreter.

 

Entretanto, parte os ovos, separando as gemas das claras. Desfaz as gemas com uma vara de arames.

 

Retira o creme do lume e adiciona-o a pouco e pouco às gemas mexendo sempre. Deixa arrefecer um pouco. Cobre a massa com folha de alumínio, por cima espalha um punhado de feijões secos, ou coloca outra forma de tarte vazia, e leva ao forno durante cerca de 15 minutos.
Bate as claras com a batedeira até fazerem espuma, adiciona os restantes 120 g de açúcar e continua a bater até obter um merengue bem espesso.

 

Retira os feijões e a folha de alumínio e espalha o creme de limão sobre a caixa de massa. Por cima espalha o merengue e leva ao forno por mais 10 minutos.

 

Salpica a superfície merengada com raspas da casca de limão.
Boas garfadas.
Eva